EUROCLUSTEX

ATP


A ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal é uma Associação Patronal, de âmbito nacional, que agrupa cerca de 600 empresas de toda a fileira têxtil e do vestuário, que, no seu conjunto, asseguram mais de 45.000 postos de trabalho e quase 3.000 milhões de euros de faturação, sendo dois terços desse valor destinado aos mercados de exportação.
A “ATP” resultou da fusão da APIM (Associação Portuguesa das Indústrias de Malha e de Confecção) e da APT (Associação Portuguesa dos Têxteis e Vestuário), realizada em Julho de 2003, tornando-se a maior organização representativa do sector têxtil e do vestuário português e uma das mais importantes em termos europeus, coincidindo com o destaque que a Indústria Têxtil e do Vestuário ainda tem em Portugal.
Mais recentemente, a ATP realizou mais uma fusão, desta feita com a ANET – Associação Nacional das Empresas Têxteis (antigos Grossistas Têxteis), dando assim continuidade à sua estratégia de concentração e reforço do associativismo do Sector, garantindo desta forma a representatividade de todas as atividades da fileira, das atividades industriais a montante e jusante aos serviços, com especial destaque, neste caso, para a distribuição têxtil e do vestuário.

Tem como objetivos a defesa e promoção dos legítimos interesses dos seus associados e consequentemente do Sector Têxtil e Vestuário, junto de entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais.

É sócia fundadora do Citex, Cenit (Jornal Têxtil e Portugal Têxtil), onde participa nos órgãos de gestão, da APCER e do Citeve, com quem colabora ativamente. Participa ainda de forma dinâmica nos organismos de cúpula nacionais e internacionais a que está ligada, nomeadamente a CIP- Confederação da Indústria Portuguesa e a Euratex, tendo em vista a defesa intransigente dos interesses da indústria nacional e do sector têxtil e do vestuário em particular.

A ATP oferece serviços de apoio direto aos associados em diversas áreas de atuação. Também é dinamizadora de uma série de iniciativas destinadas à dinamização da fileira têxtil moda, em Portugal e além-fronteiras:
  • Fórum da Indústria Têxtil
    A mais importante conferência do sector têxtil e vestuário de Portugal, organizada com carácter anual;
  • Portugal Fashion
    O maior evento de Moda que se realiza em Portugal desde 1995. A ATP é parceira desde a 1ª edição;
  • From Portugal
    Através da Associação Selectiva Moda, organiza a participação de empresas dos sectores Têxtil, Moda e Decoração em feiras internacionais;
  • Publicação de Brochuras Temáticas
    Editadas recentemente: «Plano Estratégico para o STV para 2007-2010» e a «A União Europeia e os Acordos Comerciais (2008)»

De destacar ainda a participação na criação Pólo de Competitividade Moda, do qual a ATP é sócia fundadora. O objetivo deste Pólo é a implementação de iniciativas e estratégias de eficiência coletiva que visem a internacionalização, a inovação, a qualificação e a modernização do agregado fileira moda.


ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal
Rua Fernando Mesquita, 2785
Edifício Citeve
4760-034 Vila Nova Famalicão (Portugal)

T: + 351 252 303030 | F: + 351 252 303039
email: atp@atp.pt | website: www.atp.pt

GPS: N 40º 16' 48'' W 7º 29' 37''



« voltar



ATP COINTEGA CITEVE
EUROCLUSTEX POCTEP UE
seara.com